Páginas

sábado, 19 de março de 2011

Duvidas Sobre a Ultrassonografia

Encontrei essa materia e achei muito interessante, são varias perguntas e respostas sobre a ultrassonografia, escolhi 10 dentre as 25 que estava no site, pois esclareceram algumas duvidas minhas, então resolvi postar.

1 ) A partir de quantas semanas de gestação é possível identificar alguma imagem do bebê?
É possível identificar o embrião a partir de cinco semanas ou cinco semanas e meia, quando o ultra-som é realizado pela via transvaginal, ou seis semanas, quando realizado pela via suprapúbica (MÉDIA). Vale lembrar que as semanas são contadas a partir da data da última menstruação e não da data da concepção.

2) Qual é o número ideal de exames de ultra-som a serem feitos durante a gestação?
Não há número ou época ideal. Os exames são pedidos pelo obstetra, conforme a necessidade em cada gestação. Supondo uma gestação normal, o “mínimo” necessário seria um exame no primeiro trimestre (onde temos a oportunidade de medir a translucência nucal, se for realizado entre a 11ª e a 14ª semanas), um exame no segundo trimestre, que permite uma boa avaliação morfológica (geralmente entre a 20ª e a 24ª semanas), e um ultra-som no terceiro trimestre para revisar a morfologia e principalmente para acompanhar o crescimento, a quantidade de líquido amniótico e o aspecto da placenta.
3) Há um número máximo de ultra-sonografias permitido ou recomendado?
A recomendação continua sendo do médico obstetra. Não há limite máximo de exames de ultra-som, porém não deve haver abuso. Há trabalhos demonstrando um aumento da temperatura do local examinado, porém sem efeitos deletérios comprovados.
4) No ultra-som comum é possível detectar doenças do feto? Que tipo de doenças?
Há vários tipos de malformações estruturais detectáveis pelo ultra-som. Seria impossível listar todas. Como exemplo, podemos citar a alterações do encéfalo (anencefalia ou ausência do cérebro), alterações da coluna vertebral (mielomeningocele), alterações da face (fenda labial), alguns tipos de malformações cardíacas, malformações da parede abdominal, de órgãos internos ou dos membros.
5) Há chances de um bebê que fez um rigoroso acompanhamento com ultra-som nos aparelhos mais modernos vir a nascer com malformação não identificada no exame?
Sim. O ultra-som tem sensibilidade por volta de 85% na detecção de malformações estruturais. Há malformações muito discretas, de difícil identificação, além de limitações inerentes ao método, à posição fetal etc.
6) A partir de quando dá para visualizar o sexo do nenê? Quatro meses completos?
O sexo genético é determinado no momento da concepção, mas a genitália externa, tem sua diferenciação entre a nona e a 12a semana. O ultra-som permite a identificação adequada da genitália externa, entre a 15a e a 16a semana de gestação, lembrando que vai depender também da posição do bebê.
7) O sexo masculino é mais difícil de definir no ultra-som?
Não. A genitália masculina e feminina têm características diferentes, mas não há uma mais difícil que a outra. Há quem afirme que o cordão umbilical poderia ser motivo de confusão, mas ele tem características bem diferentes.
8) O ultra-som é um método seguro?
Sim, pelas razões acima expostas e por não haver nenhum estudo comprovado sobre os efeitos nocivos.
9) Um ultra-som pode “errar”, isto é, acusar algum problema inexistente?
Sim, qualquer procedimento que depende de um operador pode apresentar falhas, assim como um cirurgião pode errar durante uma cirurgia.É recomendável que uma malformação diagnosticada possa ser confirmada por outro ultra-sonografista especializado na área de Medicina Fetal.
10) Por que é bom que o pai esteja presente?

O pai deve participar da gestação, inclusive das consultas e exames de ultra-som, mas essa participação vai depender de cada casal.


Fonte: Dra. Ana Paula Carvalhal Moura, radiologista da URP Diagnósticos Médicos,
é especialista em ultra-sonografia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia

Tirado do site: http://www.e-familynet.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!