Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2011

Mitos e Verdades sobre a gravidez

Acredito que isso não seja só minha preocupação, todas as Futuras Mamães devem ficar se perguntando sobre o que os mais experientes dizem em relação a gravidez, coisas que podemos e não podemos fazer. Pensando nisso procurei em alguns sites alguns mitos e verdades. Você escuta tanta coisa que fica sem saber no que acreditar.É hora de saber o que deve ser levado a sério:
  • Quando o bebê é grande, precisa nascer de cesárea
Mito. É claro que o peso do bebê às vezes influi na escolha adequada da via de parto, porém isso não é uma regra. É necessário antes fazer uma avaliação adequada da pelve materna (bacia) e também das condições psicológicas da gestante.
  • Barriga pontuda é menino, e espalhada é menina
Mito. Não existe qualquer estudo que comprove tal afirmação, porém é algo muito antigo que diverte as grávidas nas conversas com amigas e familiares.
  • É preciso passar bucha nos mamilos para não racharem
Verdade. Mas isso é muito antigo e causa dor. Hoje, há produtos à venda em farmácias que protegem os seios de possíveis rachaduras.
  • Pele de grávida mancha se ficar exposta ao sol
Verdade. Principalmente para quem tem pele clara. Depois da gestação pode ser bem difícil remover essas manchas, por isso é importante o uso de protetor solar.
  • Se existir um risco preto na barriga, vai ter um bebê bem moreno
Mito. Toda gestante tem um risco preto na barriga desde a púbis até quase o estômago, que se chama Linha Nigra. Quanto mais morena for, mais escura fica essa linha, pois ela decorre do depósito de melanina nessa região. Por isso, é bom evitar tomar sol na barriga durante a gravidez, porque isso dificultará o clareamento dessa linha depois do parto.
  • Seu cabelo voltará ao normal
Verdade. O efeito da gestação nos cabelos é imprevisível. Algumas mulheres que têm cabelo liso ficam com eles mais ondulados. E vice-versa. E não adianta muito tentar tratá-los nessa fase, melhor aceitar a mudança. Depois do parto, você vai ter uma grande queda dos fios de cabelo, devido à baixa de hormônios. Mas, dentro
de um ano, tudo deve voltar ao normal.


Conclusão: O mais importante na gestação é não ficar se comparando com essa ou aquela amiga, não se cobrar tanto por ter engordado um pouco a mais, respeitar seu momento e contexto de vida e saber que, mesmo que você tenha cinco filhos, cada gravidez vai ser diferente. Numa você pode sentir enjôo, na outra pode não sentir nada. Numa consegue fazer
parto normal, noutra precisa fazer cesárea. E tudo bem, a
vida é assim. ''Cada filho é gerado numa circunstância única. Um contexto que envolve desejo, história de vida da mulher, do casal, do trabalho, do financeiro, do 'por que e pra que' desse filho, das projeções lançadas sobre a criança. Isso tudo vai fornecer um 'lugar' ao filho e determinar essa relação''.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!