Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Eclampsia




A eclampsia é uma complicação da gravidez, e é a forma mais grave da pré-eclampsia. A pré-eclampsia é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, edema e liberação de proteínas na urina. Já a eclampsia é caracterizada ainda por convulsões, que acontecem porque a pressão sobe muito e assim o fluxo de sangue que vai para o cérebro diminui. Essa é a principal causa de morte materna no Brasil atualmente.
A pré-eclampsia se caracteriza pelo surgimento de pressão alta durante a gravidez e é restrita ao período de gestação. A mulher também fica inchada e apresenta sinais de perda de proteína na urina (nesse caso, a urina faz mais espuma). Esse aparecimento de proteína ocorre um pouco mais tardiamente, mais para o final da doença.
Esse quadro só se manifesta durante a gravidez, após o quarto ou quinto mês. Geralmente, a grande maioria dos casos de eclampsia e pré-eclampsia ocorre no oitavo ou nono mês. Por isso, é importante que a mulher saiba que não existe alta do pré-natal. Infelizmente, algumas acreditam que por estarem no final da gestação não precisam mais voltar ao médico. Estão enganadas. É no último mês que o risco dessas doenças aumenta e, portanto, é o período em que elas mais necessitam de acompanhamento.
Por que razão a pré-eclampsia ocorre durante a gravidez é um mistério. Alguns tumores placentários provocam pré-eclampsia sem que haja feto.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!