Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Minha 30° semana

Como você está:
É comum que você esteja com dor nas pernas e com os pés inchados (aliás, pode até ser que você precise usar sapatos um pouco maiores). O aparecimento de varizes também pode acontecer. Elas ocorrem por conta do peso do útero, que reduz a velocidade do fluxo de sangue e afeta certos vasinhos. Para diminuir o mal-estar, procure fazer pequenas caminhadas diárias, evitar ficar em pé por longos períodos, usar meias elásticas e deixar os pés para o alto sempre que puder.

O que está acontecendo com o bebê:
A partir desta semana, o bebê receberá muitas defesas do organismo da mãe. Elas irão ajudá-lo a lutar contra infecções no nascimento, estendendo-se pelos seus primeiros meses de vida. Ele agora mede 39 cm e está com cerca de 1,5 kg. Já tem algumas gordurinhas, que tornam sua pele bem menos enrugada do que eram semanas atrás. 

Uma relação de troca
“A placenta é uma policial de trânsito”, definiu certa vez Susan Fisher, bióloga de desenvolvimento da Universidade da Califórnia, em reportagem na revista Time. “Sua principal função é permitir a entrada de coisas boas e impedir a entrada de coisas ruins.” É ela quem “engana” o sistema imunológico da grávida e faz com que ela tolere a presença do embrião em vez de rejeitá-lo. O sangue da mãe e do feto tornam-se muito próximos na estrutura da placenta, e materiais passam de um sistema sangüíneo para outro. Se o sangue da mãe contém mais açúcar que o do feto, o excesso passa para o sangue fetal até que os níveis se igualem. Desse modo, o açúcar ingerido pela mãe alimenta o bebê. O crescimento intra-uterino depende fundamentalmente do funcionamento da placenta, que pára de crescer entre a 34ª e a 38ª semana.

Fonte: Revista Crescer

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!